+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Ministro pretende fortalecer o diálogo entre a comunidade científica e o governo

Estabelecer uma profunda interlocução entre os representantes da comunidade científica e o governo federal é o objetivo do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. O pronunciamento foi feito por ele ao se reunir nesta terça-feira (24) com reitores de universidades públicas, pesquisadores, presidentes e diretores de instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Minha marca será a da conversa com o setor científico e produtivo. Vamos ouvir aqueles que produzem conhecimento, que sabem onde estão os melhores laboratórios, as melhores inteligências e também aglutinar os institutos e pesquisadores em torno de ideias estratégicas para o País”, disse Pansera.

O ministro destacou também a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/2015, que trata da mudança na legislação referente à pesquisa. O texto tem votação prevista para esta semana no Senado Federal e, se aprovado, seguirá para a sanção da presidente Dilma Rousseff. “É uma legislação moderna – uma reivindicação do setor –, que projeta o futuro do conhecimento no País”.

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Wanderley de Souza, que também participou da reunião, trouxe uma perspectiva otimista aos participantes do encontro. De acordo ele,”o banco tem recursos para empréstimos, para aplicar bem”.

Durante o encontro, realizado na Universidade de São Paulo (USP), a reitora da instituição, Soraya Soubhi Smaili, ressaltou sobre a necessidade da aproximação entre as universidades e o MCTI. ” Ele [o ministro] se mostrou bastante aberto em continuarmos conversando. Vamos dar sequência ao trabalho para que isso se torne cada vez mais concreto”, comentou.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI

Próximos Eventos