Destaques

Minicom publica acordos de cooperação com municípios selecionados pelo Cidades Digitais

O Ministério das Comunicações (Minicom) publicou nesta sexta-feira, 10, no Diário Oficial da União, os extratos de acordo de cooperação técnica com 176 municípios de todo o Brasil que foram selecionados para a segunda etapa do programa Cidades Digitais, a qual vai beneficiar um total de 262 cidades e contará com investimento superior a R$ 200 milhões.

O projeto tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros por meio de uma rede de fibra óptica que conecta os órgãos públicos. Pela rede serão oferecidos aplicativos de gestão, capacitação de servidores e a população também terá acesso a serviços de governo eletrônico. Além disso, haverá pontos gratuitos de acesso à internet para os moradores.

A previsão é de que até o fim de fevereiro seja lançado um edital para a seleção das empresas integradoras. Depois de escolhidas, elas vão elaborar um projeto executivo de implantação do programa em cada município, que deverá ser aprovado pelo ministério. A expectativa é de que isso ocorra até o fim do primeiro semestre deste ano. Essas empresas são responsáveis por implantar a infraestrutura nas cidades e operar a rede nos primeiros seis meses. Além disso, darão suporte técnico e capacitação de servidores da administração municipal.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos