Destaques

Instituto Butantan condecora cientistas

O Instituto Butantan condecorou 12 cientistas e profissionais da área da ciência e da saúde que se destacaram no progresso das ciências biomédicas e no desenvolvimento do próprio instituto.

“As medalhas são uma maneira singela de o Instituto Butantan retribuir e agradecer essas pessoas que ajudaram no desenvolvimento da instituição. Alguns dos pesquisadores homenageados dedicaram toda a vida ao instituto, trazendo grandes contribuições para a ciência e para a produção”, disse Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, durante a cerimônia de premiação no Palácio dos Bandeirantes, na semana passada.

Entre os homenageados estão: Anna Durbin, professora associada do Departamento de Saúde Internacional da John Hopkins Blumberg School of Public Health; Brian R. Murphy, ex-pesquisador-chefe do Laboratório de Doenças Infecciosas do National Institute of Allergy and Infectious Diseases; Donald Pinkston Francis, ex-pesquisador do Center of Disease Control, fundador do Global Solutions for Infectious Diseases e membro do Pediatric Dengue Vaccine Initiative; e Stephen S. Whitehead, pesquisador do Laboratory of Infectious Diseases do National Institute of Health, todos dos Estados Unidos.

Também receberam medalhas os pesquisadores do Instituto Butantan: Cosue Miyaki, responsável por liderar o processo de transferência de tecnologia da vacina contra gripe para a instituição; Neuza Maria Frazatti Gallina, atuante no desenvolvimento das vacinas contra raiva, rotavírus e dengue; e Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant´Anna e Wilmar Dias da Silva, dois dos pesquisadores principais do Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

Estão ainda entre os condecorados: Gonzalo Vecina Neto, superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Pedro Lins Palmeira Filho, coordenador da ação do Complexo Industrial da Saúde do BNDES.

“Ser homenageado pelo Instituto Butantan é uma grande satisfação para qualquer pessoa ligada à saúde”, afirmou Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, que também recebeu a medalha do centro de pesquisa.

Fonte: Exame com informações da Agência Fapesp

Próximos Eventos