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Grupo de investidores cria empresa brasileira especializada em smart cities

O grupo Ceres, companhia de investimentos que na última década aplicou recursos em mais de dez empresas de segmentos variados, incluindo tecnologia, serviços e varejo, se uniu a outros investidores individuais para a criação da Tacira, que atuará no fornecimento de soluções para cidades inteligentes, atendendo à todas as etapas do projeto, do início ao fim. O valor aplicado na nova empresa não foi revelado.

Dirigida por Washington Tavares, executivo com vasta experiência em comunicação digital, a Tacira nasce com uma sede em São Paulo e filial em Londres, já como parte de sua estratégia de internacionalização e presença no mercado global. A companhia estima que nos dois primeiros anos de operações sua tecnologia beneficie cerca de 10 milhões de cidadãos.

A metodologia da Tacira, segundo Tavares está alinhada às melhores práticas internacionais e propõe uma abordagem integrada para a construção de um projeto consistente, que atende à situação específica do município. “A inteligência da cidade começa mesmo a acontecer quando as informações geradas pela tecnologia e pelos usuários são vistas de forma integrada e com objetivos bem definidos”, ressalta ele.

O executivo acrescenta ainda que as soluções inteligentes reduzem os custos operacionais de manutenção e aumentam o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. Tavares diz que a informação gerada por esse tipo de tecnologia melhora o monitoramento e a gestão da cidade, além de possibilitar que gestores e cidadãos façam uma utilização mais consciente dos recursos públicos. “Se a Secretaria de Saúde é informada sobre focos de dengue em uma região da cidade ou se um cidadão reclamar de buraco no asfalto de uma avenida, por exemplo, as ações podem ser imediatas, direcionando corretamente os recursos, aumentando a eficiência dos serviços, a qualidade de vida e a satisfação da população.”

Inicialmente, a Tacira concentrará esforços na oferta de soluções para as verticais de educação, segurança e saúde — demandas importantes para os segmentos público e privado, além de ambientes inteligentes — denominados smart places.

A oferta da Tacira é baseada em uma plataforma tecnológica exclusiva que possibilita a criação de múltiplos serviços em uma mesma infraestrutura, permitindo a introdução de novos elementos, projetos e serviços e a reutilização dos recursos existentes.

Projetos piloto

De acordo com Tavres, três projetos piloto já estão sendo executados pela Tacira. Na cidade de Águas de São Pedro, primeira cidade digital do país localizada no interior de São Paulo, a companhia está desenvolvendo o Boulevard Gourmet, projeto que visa tornar o boulevard da Rua João Azevedo em um local turístico, com restaurantes, feiras gastronômicas e espaços de entretenimento. Por meio de soluções tecnológicas a população terá acesso a rede Wi-Fi pública, hotsites com guias e informações da cidade, check-in na área com integração com Foursquare, Facebook e Google, além de receber notificações nos canais (aplicativo, web e e-mail) sobre promoções, clima, eventos, entre outros.

Já na cidade de Lavras, no sul de Minas Gerais, o projeto é direcionado para o combate à dengue, uma vez que a região concentra maior número de focos da doença. A Tacira criou um aplicativo que funciona como um canal direto entre a população e o Poder Municipal. Através do aplicativo CIVIS, o usuário fotografa o local suspeito de foco da dengue, envia a imagem e solicita a visita de um agente da Prefeitura. Um dispositivo de geolocalização leva a equipe até o local e o foco é removido.

O terceiro piloto é a aplicação de um smart place na praça José Bonifácio na cidade de Itatiba, também no interior de São Paulo. A praça receberá Wi-Fi pública, totens que apresentam informações do local, indicadores inteligentes permitindo à população interagir publicar e compartilhar informações socialmente, entre outras soluções inteligentes.

Para otimizar o engajamento com os usuário, o projeto utiliza-se do conceito gamification, que incentiva o acúmulo de pontos  por meio dos canais e interações para o recebimento de bonificações e promoções baseadas no ranking de interação e visitação ao local.

Fonte: TI Inside

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