+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Gestores dão passo importante para consolidação do Plano CT&I Amazônia

Gestores da região Norte deram um passo importante para a consolidação do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI/Amazônia) ao entregarem o documento aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. A audiência com os políticos é uma estratégia de divulgação ao meio político, que visa sensibilizá-los sobre a necessidade de implementação de um modelo de desenvolvimento para a região alicerçado na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O Plano foi entregue aos parlamentares, nesta quarta-feira (26), pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e titular da Secretária de Estado de CT&I do Amazonas (Secti/AM), Odenildo Sena; diretora regional Norte do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, representando o presidente do Confap, Sérgio Gargione. Também estiveram presentes os Secretários de CT&I do Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Antônio Cláudio de Carvalho, Rafael Bastos, José Costa, Cláudio Cavalcante Ribeiro, respectivamente; a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e o deputado Sibá Machado Oliveira (PT-AC).

Conforme Maria Olívia, com o Plano de CT&I será possível garantir ganhos econômicos e desenvolvimento social atrelado ao desafio de preservação ambiental, manutenção da biodiversidade e um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a região, alicerçado na CT&I. Ela explicou que o documento destaca a necessidade de uma estratégia de planejamento para os próximos 20 anos, a partir da agregação de valor à biodiversidade; promoção de parcerias entre as instituições, projetos e recursos humanos para a ciência, tecnologia e inovação, preservação da floresta amazônica, por exemplo.

O objetivo do PCTI/Amazônia é propor a construção de um novo padrão de desenvolvimento regional, gestado a partir das pesquisas realizadas na Amazônia e o aproveitamento de suas riquezas de forma inovadora. O documento foi elaborado por consultores externos do Centro de Estudos Estratégicos (CGEE), órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), juntamente com os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino e Pesquisa (IEP) de toda a Amazônia Legal. 

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos