+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Espírito Santo sediará maior evento de inovação do País

O Estado do Espírito Santo foi escolhido para abrigar a XIII Conferência Anpei, que será realizada de 3 a 5 de junho, no Centro de Convenções de Vitória. Promovida pela ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (www.anpei.org.br), a Conferência é o mais tradicional e importante evento sobre inovação no País. O evento é voltado para empresários, executivos e gestores de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas, dirigentes e técnicos de organismos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação, de universidades, de institutos de pesquisa e agências de fomento.

O tema desta edição é Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil. Palestrantes do Brasil e do exterior discutirão temas de relevância para as empresas, envolvendo tópicos como inovação aberta, propriedade intelectual, gestão das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), políticas e programas de incentivo à inovação, entre outros. Serão também apresentados 35 cases bem-sucedidos de inovação de empresas.

O keynote speaker desta edição da Conferência Anpei é Chris Anderson, autor do livro “A Cauda Longa – Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho”, no qual discute a estratégia de vendas de produtos não populares, consumidos, portanto, em pequenas quantidades, ao invés de apenas os poucos itens populares que vendem muito. É o conceito por trás de negócios inovadores e lucrativos como os da Amazon e da Apple. Outro ponto alto do evento será a presença de autoridades, a exemplo do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, cuja presença já está confirmada para a abertura do evento. Haverá ainda, em exposição, uma impressora 3D.

Na manhã do primeiro dia da Conferência, será realizado um workshop para micro e pequenas empresas (MPEs), organizado pela SEBRAE. Haverá uma palestra sobre a importância da inovação para essas empresas e apresentação de cases com os programas de estimulo à inovação voltados para as MPEs.

Inscrições: O valor da taxa de inscrição é R$ 660,00 para os associados, e R$ 1.320,00, para não associados. Até 29 de abril, haverá ainda desconto de 25 % para os inscritos. De 30 de abril até 27 de maio, o desconto será de 15% e depois do dia 28 de maio, não haverá mais descontos. A inscrições podem ser feitas no site http://www.anpei.org.br/xiiiconferencia/.

Sobre a Conferência Anpei: Realizada pela Anpei desde 2001, a Conferência Anpei se estabeleceu como um fórum de abrangência nacional sobre inovação. O evento não tem uma sede fixa. A cada ano, desde sua quarta edição, é realizada em um Estado diferente do País. Atrai representantes de vários locais do Brasil. Em 2012, em Joinville, participaram quase 2 mil pessoas de 21 estados, mais o DF.

Tradicionalmente, a Conferência Anpei discute assuntos de interesse das empresas, das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) e de órgãos de governo de todo o País. Na Conferência de 2012, 48% dos participantes eram representantes de empresas, 33% de ICTs e 19% de órgãos de governo.

A evolução dos temas da Conferência Anpei também mostra como o País vem tratando a questão da inovação no Brasil. Enquanto as primeiras edições tinham o papel de convencer as empresas e o País da importância de se inovar, as edições seguintes avançaram no sentido de discutir aspectos da utilidade da inovação e seu papel estratégico para a competitividade das empresas e a sustentabilidade dos negócios. Já nas edições mais recentes, a questão avançou para “como e quando fazer inovação”, elementos refletidos no tema da edição de 2013.

 Sobre a Anpei: Promover a inovação tecnológica como fator estratégico para a competitividade das empresas é principal objetivo da Anpei (www.anpei.org.br). Para tanto, atua na formulação de políticas públicas de apoio às atividades inovativas, no aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Inovação e na capacitação das empresas e instituições científicas e tecnológicas para o melhor aproveitamento de seu esforço inovador. Promove cursos, workshops e sua Conferência anual, além de divulgar várias iniciativas na área de inovação por meio de seu site, boletins eletrônicos e do jornal Engenhar. A Anpei foi criada em 1984, está sediada em São Paulo e sua atuação se dá em nível nacional.

Fonte: Anpei

Próximos Eventos