+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Escola pública prepara alunos para o mercado e para a faculdade

Todas as segundas-feiras, Bruna Gadiole, de 17 anos, tem aulas numa usina. Ali, prepara manteiga, bebidas lácteas e outros produtos obtidos do leite. Bruna é aluna do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz ou Núcleo Avançado de Tecnologia dos Alimentos (Nata), em São Gonçalo, uma das unidades do programa Dupla Escola.

A iniciativa será um dos estudos de caso apresentados no encontro internacional Educação 360, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro e é promovido pelos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com Sesc, Fundação Getulio Vargas e prefeitura do Rio, com o apoio do Canal Futura.

Um dos diferenciais do programa é a união do ensino médio com a educação profissional em período integral, a partir de parcerias do governo do estado com empresas privadas. No caso do Nata, o parceiro é o Grupo Pão de Açúcar. O resultado é o curso de Tecnologia dos Alimentos com ênfase em Panificação e em Leite e Derivados.

A ideia de criar escolas como essa, segundo a coordenadora do Dupla Escola, Maria Aparecida Pombo, surgiu da necessidade de mudar as expectativas dos alunos.

— Percebemos que os estudantes do ensino médio estavam em sala, mas não tinham vontade de fazer faculdade. Com os currículos integrados, isso muda — afirma Maria Aparecida.

A preparação para o mercado de trabalho é um atrativo do Nata. Bruna, que conclui o curso com ênfase em Leite e Derivados este ano, está decidida a seguir na área alimentícia.

— Fiz um estágio numa indústria em Minas Gerais e recebi uma proposta de emprego para quando me formar — comemora a estudante, que pretende se graduar em Engenharia de Alimentos.

Para ingressar no Nata e em outras dez unidades do Dupla Escola, é preciso passar por um processo seletivo, que está com inscrições abertas até o próximo dia 19. Mais informações no site da Secretaria estadual de Educação.

A programação do Educação 360 está disponível no site do evento.

Fonte: O Globo

Próximos Eventos