+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Desenvolvedores serão o carro-chefe da nuvem pública

Os gastos mundiais com serviços de nuvem pública devem alcançar US$ 56,6 bilhões em 2014, com projeção para chegar a US$ 127 bilhões em 2018, o que, se confirmado, representará uma taxa de crescimento composto anual (CAGR, na sigla em inglês) de 22,8% no período, expansão seis vezes superior aos gastos da indústria de TI como um todo, aponta estudo da IDC.

Segundo a consultoria, a modalidade de software como serviço (SaaS) continuará a dominar os gastos com serviços de nuvem pública, respondendo por 70% das despesas neste ano. O sucesso da modalidade SaaS é explicada pela forte demanda por aplicativos.

Na segunda posição desponta a infraestrutura como serviço (IaaS), impulsionada pela taxa de crescimento de 31% com armazenamento na nuvem ao longo do período de previsão. Já plataforma como serviço (PaaS) e serviços de armazenamento em nuvem serão impulsionados pela maior adoção de serviços na nuvem e soluções de big data pelos desenvolvedores.

Para a IDC, o mercado de serviços em nuvem entrou em uma batizada “fase de inovação”, responsável pela explosão do consumo de serviços de cloud. “Acreditamos que a comunidade de desenvolvedores vai triplicar nos próximos quatro a cinco anos. Isso resultará num aumento representativo no número de soluções disponíveis no mercado”, avalia Frank Gens, diretor e vice-presidente sênior da consultoria.

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos