Destaques

CONSECTI realiza primeira reunião por videoconferência e reúne 18 estados

Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) do Espírito Santo e Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência e Tecnologia (Consecti), Jadir Péla, participou ontem em Brasília da primeira reunião por videoconferência do conselho. Estavam lá representados 18 estados brasileiros.

Durante o encontro foram traçadas metas para o ano de 2014, e, dentre os assuntos discutidos estão o Plano de Ciência, Tecnologia e inovação do Norte, Plano de Ciência Tecnologia e Inovação do Nordeste, e o CT&I – Código Nacional de Ciência e tecnologia.

Foi apresentado também o Plano de Ciência e inovação para o Desenvolvimento da Amazônia Legal, que visa promover a CT&I como vetor central do desenvolvimento da Amazônia, tendo por base os preceitos de sustentabilidade, competitividade e equidade. O plano entende que mudar a natureza das relações de exploração extensiva e predatória dos recursos naturais em direção a processos mais inteligentes representa fator de transformação qualitativa da estrutura produtiva regional e nacional.

Outro assunto da pauta foi o Plano de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT&I – Consecti, que objetiva definir a visão de futuro, o foco de atuação e as diretrizes estratégicas do Conselho.

“A videoconferência foi um divisor de águas para a história do Consecti e permitiu definir questões de suma importância ao sucesso das ações do Conselho, dentre elas a parceria com a ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e com o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial” pontua Jadir Péla.

O Secretário ressalta ainda, que a parceria com o INPI possibilitará oferecer cursos de formação inicial e continuada tanto aos servidores das secretarias, quanto dos órgão ligados a elas. Entre os cursos que serão oferecidos estão o de Propriedade Industrial (PI) para Bibliotecários, PI para Empresários, Gestão Estratégica da PI, oficina de monitoramento tecnológico. A seleção inscrição para participar dos cursos será feita pelos responsáveis das secretarias e órgãos ligados a ela

Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos