Destaques

Computação em nuvem mobiliza pesquisa conjunta do Brasil, Uruguai e França

Universidades do Brasil, do Uruguai e da França se unem para desenvolver projetos voltados para a computação em nuvem. As instituições envolvidas são: a Universidade Federal de Pernambuco, representada pelo Prof. Stênio Fernandes, a Universidade Federal do Ceará, representada pelo Prof. Neuman de Souza, a Université d’Evry (França), representada pelo Prof. Nazim Algoumine e a Universidad de La Republica (Uruguai), representada pelo Prof. Javier Baliosian.

Chamado de “SLA4Cloud: Measurement and SLA Management of Heterogeneous Cloud Infrastructures”, o projeto tem como objetivo iniciar a colaboração de grupos de pesquisa da América do Sul e França na área de Computação em Nuvem.

O escopo da iniciativa envolve o desenvolvimento de serviços de computação em nuvem com representações de acordos de nível de serviços, através da implantação de mecanismos de composição de políticas de segurança e desempenho, para melhorar a qualidade de serviço de provedores de serviços de nuvem.

O projeto terá a participação de professores, pesquisadores (pós-doutorado) e alunos de doutorado das instituições envolvidas, resultando na transferência e compartilhamento de experiências científicas e tecnológicas no escopo do projeto. A iniciativa terá duração de dois anos e será financiado pela CAPES (Brasil), CNRS (França) e ANII (Uruguai).

Fonte: Convergência Digital

Próximos Eventos