+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Clima de agradecimento e saudades marcam despedida de Sena da SECTI-AM

Odenildo Sena deixa a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM). O anúncio foi feito ontem, 2, à equipe de trabalho, após ter entregue, no dia anterior, o cargo ao governador do Amazonas, José Melo.

Assume o cargo Ana Alcídia Moraes, que ocupava na SECTI-AM o cargo de secretária executiva .

O comunicado tomou de surpresa a todos, principalmente dada a importância de  Odenildo Sena para o Sistema  Público Estadual de CT&I.

No entanto, a decisão torna-se compreensível diante da necessidade de um “ócio criativo” para prosseguir com projetos pessoais, alegou o ex-secretário.

A saída de Sena tem impactos que vão além do estado do Amazonas, ele também é presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), entidade sediada em Brasília (DF), que representa as secretarias de CT&I e órgãos congêneres nos Estados e no Distrito Federal.

SECTI-AM

Em julho de 2010, Sena assumiu a SECTI-AM e com experiência  já acumulada nas presidências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) passou a reorganizar a secretaria e a reformular o sistema público estadual de CT&I.

“Hoje a SECTI-AM tem um papel estruturante e fundamental no Estado”, assim ele posiciona a secretaria. Realidade que é confirmada por todos e pelos  inúmerosprogramas e ações desenvolvidos pelo órgão não só como articulador, mas também como promotor de pesquisas, estudos e projetos em setores estratégicos que posicionam o Amazonas em destaque, em se tratando de CT&I.

Outra área defendida por Sena e bem estruturada pelo Sistema Público Estadual de CT&I é a difusão e a popularização do conhecimento científico, o que tem contribuído para o aumento da qualidade da produção científica do Amazonas.

Defensor de um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, Odenildo Sena  é um dos idealizadores do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação  para o Desenvolvimento da Amazônia Legal (PCTI/Amazônia), instrumento de planejamento e gestão estratégica que foi concebido com a participação de atores regionais e elaborado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

“Estamos diante de um Plano extraordinário, que  está pronto e pode se somar à proposta de um programa ousado para a ciência e tecnologia do Brasil”, argumenta Sena sobre o PCTI.

Cabe ressaltar que a partir do PCTI/Amazônia outros planos estão sendo elaborados pelo CGEE para as demais regiões do País.

DESPEDIDA

Sena é graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor aposentado da Ufam.

Em sua despedida ele destacou “a experiência ímpar de aprimoramento profissional que obtive à frente desta Secretaria” e agradeceu a colaboração e o empenho sempre dispensados pelo Governo do Amazonas, sem os quais não teriam sido viabilizados os avanços no Sistema Público Estadual de CT&I.

Um agradecimento especial foi dedicado à equipe pelo esforço dispendido às atribuições e pelo espírito de solidariedade ao desempenhar tarefas desafiadoras.

Sena adiantou que dentre os novos projetos pessoais para os próximos meses estão uma dedicação maior à saúde e a finalização de um livro de crônicas, que em breve será lançado.

EXPERIÊNCIA 

Sobre sua atuação frente à SECTI-AM ela encara como uma continuidade das atividades nas quais já vinha atuando enquanto secretária executiva. “São ações e projetos que já foram planejados para este ano e para os quais contribui com a formulação”, pondera a secretária.A nova secretária Estadual de CT&I, Ana Alcídia Moraes é graduada em Pedagogia pela PUC-SP, mestre e doutora em Educação, pós-doutora pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino Superior em Saúde (Cedess) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professora aposentada pela Ufam.

Na oportunidade, ela ressalta os avanços conquistados pelo Sistema Público Estadual de CT&I na gestão de Odenildo Sena e reforça seu compromisso  para que o Amazonas continue se destacando nesse cenário regional.

Fonte: Ciência em Pauta

Próximos Eventos