+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Cientista brasileiro recebe título do Instituto de Engenharia

O Instituto de Engenharia concedeu o 58º título de Eminente Engenheiro do Ano para o cientista e engenheiro Carlos Nobre, atual presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

O prêmio é um dos mais tradicionais do Brasil na categoria Ciência e Engenharia. O Instituto de Engenharia concede esse título em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.

Nobre foi reconhecido pela trajetória da sua carreira e atualmente lidera uma iniciativa de desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia, o projeto Amazônia 4.0. No seu trabalho mais recente, o cientista lança mão de conceitos da chamada Quarta Revolução Industrial e propõe saídas para desenvolver economicamente a região da Amazônia e o Brasil com a promoção de sistemas de produção baseados no uso e na conservação de recursos biológicos da floresta em pé, ou seja, tendo como princípio inegociável a proteção da região.

A proposta é discutir nesse estudo o desafio do Brasil para transformar a Amazônia em vantagem competitiva e tornar o país uma potência em bioeconomia.

Carlos Nobre é membro da Academia Brasileira de Ciências e do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). O cientista já ocupou o cargo de diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O pesquisador é referência de pesquisa em clima e meio ambiente, em especial com foco em florestas tropicais, como a Amazônia. Teve participação importante em relatório sobre mudanças climáticas do IPCC, entidade que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

A cerimônia do 58º título de Eminente Engenheiro do Ano aconteceu no dia 29 de outubro de 2020, durante o evento de comemoração aos 104 anos de existência do Instituto de Engenharia.

Fonte: Agência Fapesp

Próximos Eventos