Destaques

Café Literário traz mais uma parceria com a Univima

O Centro Histórico será sede de mais uma edição do Café Literário, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Centro de Criatividade Odylo Costa,filho. A palestra desta terça (20/08) traz a temática “A Poética de Cassas: A Síntese Cosmogônica de Tudo” com o professor e escritor, José Mário da Silva.

O evento vai contar, também, com a presença de Luis Augusto Cassas, o autor de “A Poesia Sou Eu, Poesia Reunida”, que fará uma sessão de autógrafos. O Café Literato, aberto ao público, acontece às 19h, na Galeria Valdelino Cécio, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Rampa do Comércio, 200, Praia Grande – Centro.

O escritor, professor, e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba, José Mário da Silva, publicou vários ensaios na revista da Academia Brasileira de Letras e integrou, também, a coletânea de ensaios do livro “A Paraíba por si mesma”.

A Obra

Depois de estrear com “República dos Becos”, o poeta Luis Augusto Cassas se permite um olhar retrospectivo sobre uma vasta produção poética com os dois volumes de “A Poesia Sou Eu”, sua Poesia Reunida.

Com aproximadamente 1.400 páginas, os dois volumes enfeixam os 16 livros publicados, além de quatro inéditos e alentada fortuna crítica. A obra possibilita ao leitor o conhecimento integral da poesia deste criador que vem de São Luís do Maranhão, região que povoa o imaginário poético brasileiro por meio dos versos e imagens que vão de Gonçalves Dias a Sousândrade e Ferreira Gullar, dentre outros.

Sectec

Mais uma a edição do Café Literário que será transmitido via videoconferência para os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), parceria entre a secretaria de cultura e a secretaria de ciência, tecnologia e ensino superior, através da UNIVIMA.

De acordo com o secretário-adjunto de estado de ciência, tecnologia e ensino superior, José de Ribamar Torres, a ideia é que possamos cada vez mais interiorizar as ações culturais por todo o estado. “Estamos trabalhando para que os jovens tenham acesso não só aos cursos técnicos e etapa pré vestibular, mas também conhecer os valores literários do nosso estado” enfatiza Torres.

O Evento

Completando dois anos de existência, o projeto foi idealizado pela diretora do Centro de Criatividade, Ceres Fernandes, para promover a interação entre o público e grandes nomes da literatura regional e nacional. Em sua quarta edição exibida pela internet, por meio de vídeo conferência, é uma inovação ao transmitir o importante evento para 10 cidades maranhenses, e em breve outros municípios também vão receber o sinal para poder participar do evento cultural.

Fonte: SECTEC-MA

Próximos Eventos