+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Avançam os testes com satélite sino-brasileiro que deve ser lançado em dezembro

O satélite sino-brasileiro CBERS-4, de observação e medições científicas, passou no final do mês passado por uma bateria de testes na China. Foram realizados testes de vibração acústica e senoidal que reproduzem os ruídos que o artefato enfrentará durante o lançamento, previsto para a primeira quinzena de dezembro. O CBERS-4 na configuração de lançamento, também passou por testes de vibração nos três eixos para checar a robustez mecânica do satélite e seus subsistemas e a compatibilidade dinâmica com o foguete.

O CBERS-4 já havia passado por outra etapa quando, pela primeira vez, o Gerador Solar (SAG) e o satélite foram integrados e testados conjuntamente. O SAG, responsável por captar a luz do Sol e convertê-la em energia elétrica, essencial para o funcionamento de todos os sistemas e subsistemas que compõem o satélite, foi enviado à China no início de maio. Com mais de 16 metros quadrados, o gerador que pesa apenas 55 kg foi fabricado pelas empresas brasileiras Cenic e Orbital.

As próximas atividades serão a retirada dos painéis solares, a realização de uma nova checagem dos alinhamentos e a preparação do satélite para o teste em câmara termovácuo.

Uma equipe do INPE está na China e, junto aos técnicos daquele país, trabalha para o lançamento deste que é o quinto satélite desenvolvido pelo Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

O último artefato produzido pelo programa, o CBERS-3, lançado em dezembro do ano passado pelo foguete Longa Marcha 4B, sofreu um problema no lançamento e tudo indica que acabou caindo no mar. O terceiro motor do foguete foi desligado com dez segundos de antecedência e, por isso, o satélite não teve velocidade suficiente para se manter em órbita.

Fonte: Teletime

Próximos Eventos