+55 (61) 9 7400-2446

Destaques

Agência de inovação promete linha de crédito crédito ‘a jato’

A Finep (Agência Brasileira da Inovação) vai lançar, na próxima quarta-feira (10), uma linha de crédito para atender micro e pequenas empresas inovadoras com maior agilidade.

Chamada de Inovacred Express, ela ficara à disposição de companhias com faturamento anual de até R$ 16 milhões, oferecendo empréstimos de até R$ 150 mil.

Sobre o valor do financiamento incide a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, atualmente em 5% ao ano). O prazo de pagamento da dívida é de até quatro anos, incluindo um de carência.

Ao contrário de outras linhas para financiamento, o empresário não precisará apresentar um projeto para ter acesso aos recursos.

As companhias precisam ter algum dos requisitos determinados pela organização. Entre eles estão ter tido acesso a subvenção econômica para inovação, ter recebido aporte de capital de risco baseado em recursos públicos ou ter registrado patente nos últimos cinco anos, ou estar dentro de uma incubadora ou parque tecnológico.

A expectativa é de que o prazo para a empresa conseguir a liberação do dinheiro seja de até 30 dias, diz Marcelo Camargo, gerente de Produtos Financeiros Descentralizados da agência.

Na versão do Inovacred para companhias que buscam valores maiores, o prazo é de cerca de três meses e meio.

Segundo ele, a nova linha deve atender corporações que já possuem projetos em andamento e que precisam de recursos complementares para chegar ao mercado.

Os empréstimos devem ser solicitados a agências de desenvolvimento credenciadas à Finep, como a Desenvolve SP, no caso do Estado de São Paulo.

Fonte:Folha de São Paulo

Próximos Eventos